Manutenção das Lentes de Contato


Cuidar de sua lente, usar produtos adequados, assim como manter uma boa higienização tanto das mãos quanto das lentes e seu estojo, é extremamente importante para a manutenção da saúde de seus olhos e prolongamento da vida útil de sua lente.

As lentes de contato podem agregar depósitos de substâncias originárias do ambiente(poluição, poeira, etc), das mãos , do estojo e da própria lágrima do usuário.

Desta forma, as lentes devem ser limpas e desinfetadas adequadamente para que não fique comprometida a sua durabilidade e principalmente a saúde dos olhos do usuário.

AS MÃOS



As mãos do usuário constituem-se no veículo para o manuseio geral da lente.

No que se refere a higiene das mãos no momento de se manusear a lente é importante lembrar que resíduos de sabão, cosmético, nicotina, óleo, poeira etc. podem danificar a sua lente.

Desta forma segue abaixo importantes procedimentos no manuseio de suas lentes:

• Manter as unhas curtas e lixadas e nunca tente retirar com as unhas depósitos que possam aparecer na lente;
• Procure lavar as mãos cuidadosamente utilizando algum tipo de sabão, evitando utilizar neste processo somente a água, e sim o sabão e a água juntos, que poderão proporcionar uma melhor retirada dos resíduos de suas mãos.
• Ao enxugar as mãos, dê preferência a toalhas de papel(toalhas de tecido soltam muitos pelos), procurando não esfregar as mãos no papel e sim enxugá-la através de toques.

O ESTOJO



O(s) estojo(s) onde você habitualmente acondiciona suas lentes de contato merecem também cuidados, uma vez que eles com o tempo acabam por reter resíduos que poderão acabar por contaminar sua lente.

Desta forma, procure atentar para os seguintes cuidados:

• Lavar freqüentemente o estojo de lentes, usando uma escova pequena(de uso exclusivo para esta finalidade) e utilizando apenas água neste procedimento( preferencialmente água quente)
• Ao lavar o estojo de lentes deixe o mesmo secar naturalmente, sem o uso de tecidos ou outro material absorvente.
• Recomenda-se ferver o estojo uma vez por semana, mas cuidado para não danificar o estojo neste procedimento, quando a água levantar fervura deixe mais 1 a 3 minutos e desligue o fogo.
• Procurar substituir o estojo de lentes por um novo entre 3 a 6 meses, descartando o estojo velho.
• Ao fechar o estojo, verificar se a lente não está sobre a rosca;

OS PRODUTOS DE MANUTENÇÃO

As lentes de contato, quando não estiverem nos olhos do usuário, deverão ser mantidas em estojo apropriado imersa em solução adequada para esta finalidade de acordo com o seu tipo de lentes.

Existem no mercado uma grande variedade de marcas de produtos usados na limpeza, lubrificação, conservação, desproteinização e desinfecção de suas lentes.

Hoje, os produtos para manutenção de lentes de contato proporcionam uma grande praticidade. Na grande maioria dos casos, principalmente de lentes gelatinosas, é usado produto único que é capaz de realizar todo o trabalho de assepsia e conservação das lentes de contato em um único produto.

No caso do usuário precisar fazer uso de mais algum produto, o especialista fará a indicação caso se faça necessária.

Para o uso de cada produto disponível no mercado, as informações sobre o tempo de ação e detalhamento da forma de uso variam de acordo com o fabricante e constam na bula do produto, que deve sempre ser lida cuidadosamente.


Rua Professor João Cândido, 1465 - Centro - Londrina - Pr - CEP 86010-001
Fone/Fax: (43) 3375 5300
Clickweb Agência Digital