Conhecendo as Lentes de Contato


A clínica conta com um serviço médico de lentes de contato orientado no sentido de avaliar suas condições oculares para o uso de lentes, realizar o trabalho de adaptação de lentes de contato que sejam apropriadas a cada perfil. além do acompanhamento médico necessário.

O usuário ou futuro usuário de lentes poderá contar com serviço de orientação cuidadoso, onde o objetivo maior é o uso de lentes de contato com segurança. Conheça mais sobre as lentes de contato.



AS LENTES HOJE

As lentes de contato chegam neste novo milênio, com uma posição madura e definida no universo da contatologia.

Hoje, a evolução, a renovação a inovação nesta área tem andado a passos largos no sentido de cada vez mais proporcionar aos usuários conforto, praticidade, boa acuidade visual e sistemas de manutenção mais simples.

Muitas lentes já se apresentam com proteção UV. Cabe lembrar que nestes casos as lentes de contato não atuam como substitutos dos óculos de sol com esta proteção e sim como uma proteção a mais.

Isto tem feito com que no Brasil, o contingente de pessoas que adotam o uso de lentes de contato venha aumentando significativamente,. Dentro desta ótica, o usuário ou o interessado em usar lentes de contato deve atentar para a necessidade de um bom acompanhamento da saúde de seus olhos, onde a adaptação de lentes de contato atenda as características particulares de seu olho e suas necessidades pessoais de acordo com as suas preferências e estilo de vida.

Assim, o médico oftalmologista é imprescindível no processo de adaptação e acompanhamento de qualquer lente de contato.

A lente de "contato", como o próprio nome diz está em contato direto com a córnea do usuário, interagindo com esta o tempo todo. Isto nos aponta para o fato de que a adaptação de lentes de contato é um processo dinâmico , onde mudanças podem acontecer no decorrer do tempo e só um oftalmologista pode avaliar e cuidar da saúde do olho do usuário para que ele possa ter uma convivência harmoniosa e duradoura com suas lentes.

O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM AS LENTES DE CONTATO

As lentes de contato constituem-se em um dispositivo de prescrição médica, que pode permitir ao usuário a obtenção de boa visão sem o uso de óculos.

Hoje temos no mercado lentes de contato para correção de:

• miopia,
• hipermetropia,
• astigmatismo
• presbiopia

Desta forma, a cada ano vem surgindo novas modalidades de lentes de contato que passam a atender a demanda de pessoas que até então não podiam se beneficiar com as lentes existentes no mercado.

As lentes bifocais, progressivas ou multifocais, vieram para atender de forma mais abrangente as pessoas que depois dos 40 anos passam a ter dificuldades para leituras e outras atividades que exijam visão para perto. O uso de lentes de contato em usuários présbitas, nos casos onde a adaptação obtém resultados favoráveis, pode possibilitar ao usuário uma independência maior em relação ao uso do óculos para perto ou multifocais, trazendo grandes benefícios para a qualidade de vida destas pessoas.



No caso de práticas esportivas as lentes são extremamente úteis, podendo proporcionar, maior segurança ao usuário, uma vez que dependendo da modalidade esportiva, os óculos acabam por incomodar e interferir no desempenho, além da possibilidade de acidentes que possam levar a quebra dos óculos .

Com muita frequência, o paciente consegue boa acuidade visual e conforto satisfatório durante toda a sua jornada de uso.

Desta forma, a utilidade das lentes de contato deve ser determinada pelo usuário de acordo com as suas necessidades pessoais e estilo de vida, assim como pelas orientações de seu oftalmologista.

Por estarem em contato direto com a córnea do usuário as lentes necessitam de cuidados especiais no que se refere ao seu manuseio e manutenção para evitar-se a possibilidade de complicações resultantes de procedimentos inadequados durante o seu uso.

OS TIPOS DE LENTES DE CONTATO

As lentes de contato podem ser classificadas de uma forma geral em gelatinosas e rígida.


LC rígida

A lente de contato gelatinosa, pode ser recomendada, a critério do especialista, para uso diário(usar somente enquanto acordado por um período de tempo pré determinado pelo médico) , flexível(uso enquanto acordado e ocasionalmente dormindo com as lentes) ou prolongado( com lentes que permitem que o usuário mantenha a lente no olho por vários dias, dormindo-se com as lentes) .

É importante lembrar, que nem todo usuário pode utilizar essas lentes para uso flexível ou prolongado , sendo que em qualquer dos tipos de utilização acima citados, somente o especialista pode fazer a indicação.

No caso do paciente desejar dormir com a lente, é aconselhável fazê-lo somente após pelo menos 15 dias do início do processo de adaptação, e sempre com acompanhamento médico.

O oftalmologista prescreverá o período de utilização das lentes visando sempre a saúde de seus olhos, por isso não utilize as lentes por períodos maiores do que os prescritos.

Apesar das qualidades da lente , grande parte do sucesso na adaptação destas vai depender do empenho do paciente em seguir as recomendações prescritas para o uso, manutenção, descarte e acompanhamento do uso das mesmas.


Rua Professor João Cândido, 1465 - Centro - Londrina - Pr - CEP 86010-001
Fone/Fax: (43) 3375 5300
Clickweb Agência Digital