Dicas Para Uma Visão Saudável



Computador e a visão

O computador é hoje uma grande ferramenta, um grande aliado das pessoas, tanto no que se refere ao trabalho, lazer, busca de informação e pesquisa.

A cada dia, mais e mais pessoas vão se acostumando com a idéia de passar a usar o computador como uma poderosa ferramenta e quanto mais as pessoas descobrem o computador, mas tempo elas passam a ficar diante de sua tela. Desta forma, os sintomas associados ao uso deste equipamento tem se tornado cada vez mais comuns.

ISTO PODE AFETAR SUA VISÃO?

Para elucidar esta questão seguem abaixo algumas informações e orientações básicas que foram elaboradas de acordo com as perguntas mais frequentes dos usuários:

O COMPUTADOR E A VISÃO

O fato de passar algumas ou muitas horas na frente de um computador, não vai prejudicar a sua visão, tornando-a mais fraca. Na verdade os sintomas observados pelo usuário de computadores referem-se em grande parte ao cansaço visual devido ao uso prolongado do equipamento que pode estar ou não associado à necessidade de correção óptica do usuário além de possíveis condições inadequadas ligadas ao ambiente.

OUTRAS CONDIÇÕES QUE TAMBÉM NOS PREJUDICAM

As condições do ambiente em que trabalhamos, assim como o ritmo de trabalho e as características do organismo do usuário de computadores, também podem colaborar para o aparecimento ou agravamento dos sintomas associado ao uso do computador.

Estas condições dizem respeito à má iluminação do ambiente, posição não adequada do monitor, cadeira posicionada inadequadamente, tela do monitor suja, ausência de intervalos durante o trabalho.

Além disto, problemas oculares pré-existentes no paciente como o fato de necessitar de correção óptica e não usá-la, olho seco, fotossensibildade, podem também colaborar com o problema.

O MOVIMENTO DE PISCAR

Quando estamos concentrados em algum trabalho , realizando leitura, assistindo TV, é muito comum diminuirmos a quantidade de vezes em que o olho pisca.

Neste caso, depois de algum tempo em que permanecemos desta forma o olho começa a mostrar sinais de “cansaço” uma vez que a córnea não recebeu a lagrima na quantidade e frequência necessária.

OS SINTOMAS

Os sintomas observados nos olhos, incluem olhos secos, lacrimejamento, olhos irritados, vermelhos, sensibilidade à luz, coceira, sensação de peso nas pálpebras, dificuldade de conseguir foco, etc.

A LUMINOSIDADE DO MONITOR

Cientificamente, não foi comprovada o aparecimento de doenças visuais devido à utilização do computador.

A tela do monitor tem uma luminosidade fluorescente que é mais intensa em relação ao meio ambiente. Esta luminosidade é o alvo de nossa visão durante a maior parte do tempo em que trabalhamos em computadores.

Desta forma, esta fluorescência acaba contribuindo para o cansaço visual e seus sintomas.

OS ÓCULOS

Quando se é usuário de óculos para visão de perto, pode ser necessário se ter um óculos para leitura, e outro para trabalhar no computador, uma vez que a distância para a leitura é mais próxima do olho(aproximadamente 33 a 40 cm) do que a tela do computador.

Muitas vezes, dependendo da distância em que se trabalha com o monitor, o paciente pode ter dificuldades em dar um foco satisfatório na tela usando os óculos de leitura. Se o usuário usa óculos bifocais, será necessário elevar a cabeça para utilizar a parte adequada dos óculos.

Nestes casos converse com o seu oftalmologista solicitando a prescrição de óculos mais adequados à distância de seu monitor.

PROTEÇÃO E CUIDADOS

Para tentar diminuir os efeitos negativos da longa exposição podemos tomar alguns cuidados que poderão minimizar tais efeitos:

• Usar filtro anti-reflexo na tela do computador.

• Em alguns casos, o oftalmologista poderá prescrever lubrificantes oculares que possibilitarão à córnea manter-se melhor lubrificada durante uso do PC.

• Procurar posicionar o monitor um pouco abaixo da linha do olhar, evitando monitores posicionados na mesma direção ao acima do olhar, uma vez que neste posionamento o usuário terá que manter uma maior abertura da fenda palpebral, favorecendo inclusive o evaporamento mais rápido da lágrima.

• Procure limpar a tela do computador com frequência, uma vez que a mesma é um local que possibilita o depósito de poeira.

• As luzes do ambiente onde está o computador, devem estar posicionadas de forma que não ofusquem, não incidam diretamente nos olhos do usuário. No caso de luminárias de mesa, procure posicioná-las de forma que a luz não aponte para os olhos.

• Procure manter o ambiente com iluminação adequada e suficiente. Para cada hora de trabalho procure fazer um intervalo de 5 a 10 minutos, fechando os olhos, esticando a musculatura e caminhando.

• Procure piscar com frequência.

• Procure minimizar os movimentos de pescoço e olhos, mantendo os documentos para digitação posicionados em suportes próximos ao monitor.

• Use cadeiras confortáveis e preferencialmente ajustáveis, que mantenham seu corpo com postura adequada, evitando “curvas” no corpo e consequente posicionamento inadequado de cabeça, o que poderia contribuir ainda mais para o desconforto.

• Evite a incidência do ar de ventiladores ou ar condicionado diretamente no rosto.

• Outra medida importante é visitar o seu oftalmologista periodicamente mantendo a sua correção óptica sempre em dia.


Rua Professor João Cândido, 1465 - Centro - Londrina - Pr - CEP 86010-001
Fone/Fax: (43) 3375 5300
Clickweb Agência Digital