Catarata


Catarata é uma patologia ocular que se caracteriza pela perda da transparência da lente natural dos olhos que é chamado cristalino.

Cristalino  transparente

Cristalino Opacificado


Esta opacificação de cristalino provoca a perda da nitidez da imagem de forma progressiva, uma vez que a imagem encontra pelo caminho o critalino "nublado" e com isto não consegue chegar com nitidez até a retina.

Ela geralmente começa a aparecer após os 60 anos, mas em alguns casos pode aparecer antes desta idade.

Um número considerável de pessoas acima de 60 anos apresenta certo grau de opacificação do cristalino.

   

Olho com o cristalino normal

Olho com ocristalino opacificado (catarata)


QUAIS OS TIPOS DE CATARATA?
Existem vários tipos de catarata, mas o mais freqüente é a catarata relacionada a idade. Há outros tipos de catarata tais como aquelas desenvolvidas após trauma ocular, pós-infecção ocular, congênitas (rubéola e toxoplasmose intra-útero), metabólicas, etc. Existem algumas condições que podem antecipar o aparecimento da catarata tais como diabetes e uso de esteróides hormonais.

EXISTE UM MOMENTO CERTO PARA SE OPERAR?

O momento correto de se realizar a cirurgia deve ser decidido entre o paciente e seu médico. Frequentemente, a decisão é tomada, levando-se em consideração, se o aparecimento da catarata está associado as limitações nas atividades diárias e de lazer.

Atualmente as cirurgias de catarata são realizadas com anestesia local e retorno para casa no mesmo dia, não necessitando de internação prolongada.

Com as modernas técnicas de facoemulsificação (onde a catarata é aspirada) pode-se realizar cirurgia de catarata com incisões pequenas e utilizar-se lentes dobráveis, propiciando uma recuperação mais rápida com melhor qualidade de visão.


Cirurgia de Catarata com Facoemulsificação


Rua Professor João Cândido, 1465 - Centro - Londrina - Pr - CEP 86010-001
Fone/Fax: (43) 3375 5300
Clickweb Agência Digital