Artigos


O que é Doença Macular relacionada a Idade ( DMRI)? Essa degeneração tem cura? Quando se deve realizar o tratamento? A DMRI é uma doença irreversível?



O que é Doença Macular relacionada a Idade ( DMRI)? A causa desta doença é apenas o sol, os raios ultra-violetas, ou somente a velhice e a baixa produção de antioxidantes poderia causar a doença? Essa degeneração tem cura? Quando se deve realizar o tratamento? A DMRI é uma doença irreversível?

DMRI (Degeneração Macular relacionada à idade), atinge geralmente pessoas com mais de 65 anos de idade . Na medida em que aumenta a expectativa de vida das pessoas, aumenta também a incidência da DMRI no contexto da população geral. Esta doença é um tipo de alteração na parte central do fundo do olho chamada macula. Esta região é responsável pela visão de cores, formas e movimentos. Quando estas células da macula começam a ficar doentes as pessoas podem sentir vários sintomas tais como: perceber as cores mais pálidas, as letras de um texto tornam-se borradas, as linhas retas tornam-se distorcidas, parecem onduladas ou trêmulas, percepção de uma mancha escura ou embaçada no centro da visão.
Alguns grupos de pessoas são mais predispostos a esta doença tais como: pessoas com mais de 75 anos, caucasianos e de olhos claros com exposição excessiva a luz solar, alem de fatores genéticos e nutricionais.
O diagnóstico da DMRI é feito na consulta com o Oftalmologista, utilizando lentes especiais para avaliar o fundo do olho, angiografia e tomografias de coerência óptica (OCT). Com os resultados das avaliações, o Oftalmologista irá, de acordo com cada forma da doença, estabelecer a melhor forma de tratamento, que nos últimos anos foram se desenvolvendo, tais como: uso de poli-vitaminas anti-oxidantes, terapia foto dinâmica (que combina o uso de substância especial e a aplicação de um laser nos olhos para tratar os vasos defeituosos). O desenvolvimento de medicamentos de última geração, trazem a possibilidade de tratamento farmacológico com resultados positivos, com medicamentos colocados diretamente nos olhos para conter evolução da doença .
Em relação aos aspectos preventivos da doença, é importante lembrar que alguns hábitos podem auxiliar na prevenção ou estabilização da doença, como: uma dieta adequada, com quantidades balanceadas de verduras, legumes e frutas que são ricos em substâncias antioxidantes, evitar sedentarismo, assim como procurar ter um estilo de vida com hábitos saudáveis.




Outros Artigos

1 2 Próxima

Rua Professor João Cândido, 1465 - Centro - Londrina - Pr - CEP 86010-001
Fone/Fax: (43) 3375 5300
Clickweb Agência Digital