Artigos


Óculos escuros sem filtro solar prejudicam a visão ?



Óculos escuros sem filtro solar prejudicam a visão ?

Verão. Época de praia, piscina e outras atividades que só mesmo esta estação ensolarada poderia proporcionar. Nesses momentos, os óculos escuros são acessórios indispensáveis para a maioria das pessoas, seja pela proteção dos olhos ou pelo charme a mais que conferem aos adeptos.
Mas afinal, como escolher os melhores óculos? A FOLHA conversou com o oftamologista Francisco Eugênio Campiolo, que dá as dicas.
Ele explica que a utilização de óculos escuro é muito importante, pois, embora não sejamos capazes de perceber, quando o sol incide sobre a terra, ele emite os raios ultravioletas A e B, que somos incapazes de visualizar devido ao pequeno cumprimento das ondas. ''Mesmo imperceptíveis aos nossos olhos, eles estão presentes e podem trazer diversos prejuízos para a saúde ocular'', esclarece.
De acordo com Campiolo, os óculos escuros ideais são os que têm a proteção contra os raios ultravioletas A e B, associados à presença de uma lente de qualidade, evitando a distorção ótica.
Para o especialista, a não utilização dos óculos escuros ou a utilização de óculos com lente de má qualidade pode ocasionar dor de cabeça, tumores na pálpebra, nos olhos, envelhecimento dos fundos dos olhos ou cansaço precoce da vista, a chamada estenopia, além do desenvolvimento da catarata. ''Isso dependende, é claro, da intensidade dos raios e do tempo de exposição ao sol'', complementa.
Para que isso não ocorra, Campiolo explica que o melhor a fazer é sempre realizar a compra em uma ótica de confiança e que lhe permita verificar a presença da proteção UVA e UVB. ''Deve-se evitar a compra de óculos escuros de vendedores ambulantes, pois nem sempre a lente é de qualidade'', complementa o oftamologista. ''E óculos sem filtro solar são mais prejudiciais que a falta deles, pois durante o uso a pupila dilata e a lente de má qualidade permite a entrada da radiação nos olhos''.
Campiolo recomenda ainda a utilização do óculos de sol ao dirigir em dias ensolarados, pois dependendo do tamanho da pupila de cada pessoa e absorção da luz, a incidência de raios solares pode diminuir a visibilidade. ''A incidência dos raios do sol no final da tarde pode até comprometer a visão, favorecendo a ocorrência de acidentes'', finaliza.

Jornalista Fernanda Carreira
Folha de Londrina, Coluna cidades (jan2011)


Outros Artigos

1 2 Próxima

Rua Professor João Cândido, 1465 - Centro - Londrina - Pr - CEP 86010-001
Fone/Fax: (43) 3375 5300
Clickweb Agência Digital