Artigos


O que é e como devemos tratar a vista cansada?




O que é e como devemos tratar a vista cansada?



O aparelho visual dos seres humanos é extremamente complexo e especializado. Os olhos conseguem visualizar objetos de perto, de longe e de meia distancia, alem de enxergar os objetos coloridos. Esta habilidade so é possível devido as inúmeras estruturas internas do olhos muito especificas e especializadas.
Uma das alterações que podemos notar a partir de uma certa idade é vista cansada, que é percebida a partir da dificuldade visual para perto, geralmente a partir dos 40 anos. Esta alteração é também conhecida de presbiopia.
A presbiopia, portanto, pode ser definida como a dificuldade de focalização de objetos para perto

Causas
Existem varias hipóteses para explicar a queda de visão para perto, mas já se sabe que este fenômeno é um processo natural relacionado a idade. Ele acontece devido a dificuldade que o músculo interno do olho chamado músculo ciliar de se contrair e modificar a forma do cristalino, alem da perda natural da elasticidade do cristalino, trazendo como conseqüência a perda de foco para perto.

Sintomas
Os primeiros sinais de presbiopia podem ser percebidos a partir da dificuldade de focalização de objetos para perto. Inicialmente esta deficiência pode ser compensada focando os objetos mais longe ou aumentando a luminosidade. Algumas pessoas podem manifestar dor de cabeça ao esforço visual ou ter boa visão para perto no inicio da leitura e progressivamente perde o foco para perto. Algumas pessoas podem manifestar a dificuldade para perto mais precocemente que outras, podendo estar relacionado com as características individuais de cada pessoa e as necessidades de cada individuo de visão para perto.


Tratamento
Ainda não se conhece um tratamento definitivo para a presbiopia, mas pode ser bem corrigida com óculos ou lentes de contato com graduação específica para perto, a partir da necessidade de cada individuo. Existem vários tipos de lentes corretivas que podem ser utilizadas. De acordo com as necessidades pessoais e profissionais de cada individuo, são indicadas os diferentes tipos de lentes. Hoje temos uma grande variedade de lentes que servem especificamente para cada função. Entre as diversas opções de lentes podemos citar com exmplo as lentes monofocais, bifocais, trifocais, multifocais ou progressivas, cada uma com as suas características especificas de acordo com as necessidades de cada individuo, sejam elas para uso profissional ou para uso diário.
Alguns centros de pesquisa já estudam a possibilidade de correção cirúrgica de presbiopia, mas ainda estão em desenvolvimento de tecnolgia e avaliação de resultados.


Dr. Francisco Eugênio Campiolo














Outros Artigos

1 2 Próxima

Rua Professor João Cândido, 1465 - Centro - Londrina - Pr - CEP 86010-001
Fone/Fax: (43) 3375 5300
Clickweb Agência Digital