Artigos


O que é Sindrome de Visão de Computador (CVS) ?




O QUE É SÍNDROME DE VISÃO DE COMPUTADOR? (CVS)

A Síndrome de visão de computador, do inglês "Computer Vision Syndrome" (CVS), é caracterizada por cansaço visual associado com uso prolongado do computador.
Os computadores vêm se mostrando indispensáveis como equipamento de escritório e lazer. Como o computador exige um grande esforço visual, problemas visuais e sintomas tornam-se comuns.


O QUE É CVS?

CVS pode ser definida como um conjunto de sinais e sintomas que as pessoas apresentam ao usar os computadores. O sinais e sintomas de CVS incluem:
• Olhos irritados
• Olhos vermelhos
• Coceira nos olhos
• "Olhos secos"
• Lacrimejamento
• Fadiga
• Sensibilidade à luz
• Sensação de peso das pálpebras
• Dificuldade em conseguir foco
• Enxaquecas
• Dores lombares
• Espasmos musculares

Muitos indivíduos que sofrem de CVS nem mesmo sabem que têm a condição. Muitas pessoas têm leves alterações visuais, que não causam sintomas quando estão executando tarefas visuais menos exigentes. Nestas pessoas, os sintomas percebidos ao usar o computador podem ser o resultado de erro refrativo (grau) ou outras desordens.

PORQUE ACONTECE ?
Nossa visão não foi feita para encarar uma tela de computador durante muitas horas seguidas. As imagens do monitor são formadas por "pixels" ou minúsculos pontinhos nos quais os nossos olhos não conseguem manter o foco, necessitando "focar e refocar" continuamente. Isto provoca um "stress" dos músculos oculares, resultando nos sintomas descritos.
Adicionalmente, depois do uso prolongado do computador, é diminuída a freqüência de piscar, que causa menor lubrificação e desconfroto ocular. Como resultado, a habilidade para focar diminui e podem ocorrer dores de cabeça e no pescoço.


COMPUTADORES DANIFICAM A VISÃO?
Não há nenhuma evidência que indique que computadores causam problemas de visão. Segundo testes em laboratórios americanos, os monitores emitem mínima ou nenhuma radiação prejudicial sob condições operacionais normais. De fato, a quantia de radiação ultravioleta produzida por estes é uma pequena fração da produzida por iluminação fluorescente.
Alguns sugerem que os sintomas de CVS acontecem como resultado de condições externas relacionadas à tela do computador. Estas condições podem incluir:

• Falta de iluminação
• Má localização da iluminação
• Posição imprópria do monitor
• Tela suja
• Problemas oculares pré-existentes
• Problemas visuais (miopia, hipermetropia, presbiopia, etc.).
• Condições inadequadas de uso (iluminação, posição).
• Hábito de uso do computador impróprio (por horas sem descanso).



QUEM CORRE RISCO?
Qualquer pessoa que passa aproximadamente duas horas por dia em um computador está em risco de desenvolver CVS.


PODEMOS VER CORES ALTERADAS APÓS USAR O COMPUTADOR?
Sim. Algumas pessoas notarão, temporariamente, que objetos brancos ou pretos parecerão tingidos após o uso do computador por uma hora ou mais (efeito de McCollough). Estas cores geralmente são complementares (opostas) às cores dos caracteres ou imagens do monitor. Contudo, isso não é sinal de doença ocular ou de lesão nos olhos.

SÃO NECESSÁRIOS ÓCULOS ESPECIAIS PARA COMPUTADOR?
Se uma pessoa de idade está usando óculos desenhados para leitura, eles podem não obter foco no vídeo, que costuma estar a maior distância dos olhos.
Se a mesma pessoa usa bifocais (com a visão para perto na parte inferior), ela precisará elevar a cabeça para utilizar a parte adequada do óculos.
Estas situações causam problemas óbvios que podem ser facilmente resolvidos com o uso dos óculos adequados. Estes óculos não são especiais para o computador, mas tem seu grau adaptado pelo oftalmologista para a distância do monitor. Seu oftalmologista pode prescrever os óculos corretos para você para uso específico nos computadores.
Além do exame dos olhos, seu oftalmologista poderá diagnosticar se o desconforto que você sofre com o uso do computador é devido ao simples cansaço visual (que não traz outros problemas), ou se outras doenças estão presentes.

TRABALHAR NO COMPUTADOR PREJUDICA A VISÃO?
Não. Trabalhar, jogar, ou viajar pela Internet, não prejudica os olhos. Assim como ver televisão também não. O que pode ocorrer é um cansaço visual depois de várias horas de uso; sendo aconselhável, observar os intervalos durante o trabalho ou quando sentir necessidade.
Não há nenhuma evidência que indique que computadores causam problemas de visão.
Segundo testes em laboratórios americanos, os monitores emitem mínima ou nenhuma radiação prejudicial sob condições operacionais normais. De fato, a quantia de radiação ultravioleta produzida por estes é uma pequena fração da produzida por iluminação fluorescente.


EM QUE POSIÇÃO DEVE FICAR O COMPUTADOR?
O ideal é ficar na altura ou um pouco abaixo da linha dos olhos; nunca acima. Se ficar acima dos olhos, ocorre um aumento da fenda palpebral, provocando uma maior exposição dos olhos, além de fazer com que a lágrima evapore mais rapidamente.

POR QUE MEUS OLHOS ARDEM QUANDO ESTOU ALGUMAS HORAS NO COMPUTADOR?
Quando você está prestando muita atenção em alguma atividade, ocorre uma diminuição da freqüência de piscar. Isso levará a ardor e desconforto visual.



PESQUISAS
Problemas de visão causados pelo uso do computador não são exclusivos dos adultos. Mais de 30% dos 37 milhões de crianças que utilizam computadores em casa ou na escola podem precisar de uma tela especial para visão para reduzir o risco de problemas prematuros, de acordo com o estudo da Universidade da Califórnia na Faculdade de Optometria de Berkeley divulgado na International Vision Expo/East em New York
O estudo, conduzido por Pia Hoening, da Universidade da Califórnia, também mostra uma forte correlação entre crianças que ficam muitas horas diante de um computador e o aparecimento de miopia prematura. Há a necessidade de estudos adicionais para se comprovar esta evidência verifcada neste estudo.




CONSELHOS PARA QUEM TEM QUE TRABALHAR MUITAS HORAS NA FRENTE DO COMPUTADOR.

Para tentar diminuir os efeitos negativos da longa exposição podemos tomar alguns cuidados que poderão minimizar tais efeitos:

1) Para uma boa adaptação no seu computador, procure mesas e cadeiras que sejam adequadas ao seu biótipo. Use cadeiras confortáveis e preferencialmente ajustáveis, que mantenham seu corpo com postura adequada, evitando “curvas” no corpo e consequente posicionamento inadequado de cabeça, o que poderia contribuir ainda mais para o desconforto.
2) Procurar posicionar o monitor um pouco abaixo da linha do olhar, evitando monitores posicionados na mesma direção ao acima do olhar, uma vez que neste posionamento o usuário terá que manter uma maior abertura da fenda palpebral, favorecendo inclusive o evaporamento mais rápido da lágrima.
3) Evite brilhos ou reflexos na tela através de mudança de ângulo de inclinação, adaptação de protetores anti-reflexivos (que sejam de boa qualidade) ou com uso de telas planas.
4) Verifique se o seu ambiente de trabalho e o computador estão recebendo iluminação adequada.
5) As luzes do ambiente onde está o computador, devem estar posicionadas de forma que não ofusquem, não incidam diretamente nos olhos do usuário. No caso de luminárias de mesa, procure posicioná-las de forma que a luz não aponte para os olhos.
6) Procure piscar com freqüência. Nunca se esqueça de piscar mais quando está usando computador, no cinema ou assistindo um vídeo na TV.
7) Faça pausa de 3 a 5 minutos a cada hora de digitação contínua, feche os olhos e execute exercícios de alongamento esticando a musculatura e caminhando relaxamento para os membros superiores, ombros e pescoço mantendo o olhar para longe.
8) Procure minimizar os movimentos de pescoço e olhos, mantendo os documentos para digitação posicionados em suportes próximos ao monitor.
9) Se você faz uso de óculos para presbiopia, verifique com o oftalmologista os óculos adequados à distância do computador, que é diferente da distância para leitura usual . .
10 Em alguns casos, o oftalmologista poderá prescrever lubrificantes oculares que possibilitarão à córnea manter-se melhor lubrificada durante uso do PC.
11) Evite ventilador ou ar condicionado direto sobre seu rosto quando está no computador.
12) Outra medida importante é visitar o seu oftalmologista periodicamente, para uma avaliação das condições de seu olho, assim como a sua correção óptica sempre atualiza


Dr. Francisco Eugênio Campiolo


Outros Artigos

1 2 Próxima

Rua Professor João Cândido, 1465 - Centro - Londrina - Pr - CEP 86010-001
Fone/Fax: (43) 3375 5300
Clickweb Agência Digital