Artigos


Quando é necessário indicar óculos para crianças?



Nos primeiros anos de vida, a criança, pode apresentar algumas alterações visuais, sendo que, algumas delas, podem ser reversíveis caso seja feito o diagnóstico e tratamento na fase adequada. O exame oftalmológico na criança, pode ser feito desde o nascimento, onde algumas patologias que afetam a integridade anatômica e funcional do olho, podem ser detectadas e tratadas. É preciso lembrar, que alguns tipos de problemas só poderão ser detectados e avaliados pelo oftalmologista durante o desenvolvimento da criança.
Muitas vezes, os problemas visuais são percebidos quando a criança entra em idade escolar.
Assim, prevenir e combater precocemente os problemas visuais são atitudes fundamentais para a saúde ocular das crianças, atitude esta que deve ser observada pela família e também pela escola.
Se observarmos alguns dados mundiais sobre a incidência de problemas de visão em crianças com idade escolar, podemos perceber que a ocorrência é bastante elevada:
 Segundo o Ministério da Educação, o número de alunos na primeira série do ensino público fundamental é de quase 6 milhões, mas somente uma pequena parcela destas crianças se submetem a avaliação oftalmológica, antes de ingressar na escola;
 O CBO- Conselho Brasileiro de Oftalmologia, mostra que, no Brasil, aproximadamente 20% dos escolares apresentam alguma alteração oftalmológica;
 A OMS – Organização Mundial de Saúde estima que, no mundo, em torno de 7,5 milhões de crianças em idade escolar, sejam portadoras de algum tipo de deficiência visual.

A necessidade do uso dos óculos na criança ocorre, quando, este artefato pode melhorar a acuidade visual ou auxiliar na correção de outras ocorrências visuais, como no caso do estrabismo.
O melhor momento para a indicação dos óculos, vai depender da avaliação, com o médico oftalmologista, onde, a partir da identificação do problema, o médico, fará a indicação para o uso destas lentes corretoras, levando em consideração principalmente a idade da criança e o seu problema identificado no diagnóstico.
É muito comum, os pais, num primeiro momento, ao se depararem com a notícia de que seu filho necessita do uso dos óculos, ficarem preocupados com esta necessidade, mas a importância do seu uso para a melhora da qualidade de vida e saúde ocular de seus filhos, deve ser o fator preponderante nesta questão.
É importante lembrar, que os óculos só podem ser prescritos pelo Oftalmologista, que fará inclusive o acompanhamento desta criança. As armações devem estar bem adaptadas, levando-se em consideração a anatomia do rosto, a segurança, assim como o gosto pessoal da criança, para que ela se motive e adote o uso dos óculos.


Outros Artigos

1 2 Próxima

Rua Professor João Cândido, 1465 - Centro - Londrina - Pr - CEP 86010-001
Fone/Fax: (43) 3375 5300
Clickweb Agência Digital