Artigos


Mau uso de colírios pode provocar lesões nos olhos?



A auto medicação é prática comum em nosso país, mas é preciso lembrar e alertar, que esta é uma prática que pode trazer sérios riscos à saúde da população.
Muitas vezes as pessoas consideram que os seus sintomas são semelhantes aos dos amigos, fazendo uso de medicações sem indicação médica, caracterizando a auto-medicação.

O uso de colírios serve para aliviar muitos sintomas oculares externos como dilatação de vasos, irritação, vermelhidão, infecções ou processos inflamatórios, que podem ter ocorrido em função de: conjuntivite, esclerite, pterígio, alergias, uveites, irites, glaucoma, toxoplasmose ocular, olho seco, pós operatório de cirurgias oculares, etc.
Pela grande diversidade de causas com sintomas que muitas vezes são semelhantes, mas necessitam de condutas diferentes, pode-se perceber que facilmente a auto-medicação pode levar a erros que podem ter conseqüências sérias.
O uso crônico e indiscriminado de colírios, sem orientação médica, pode levar a sérias lesões oculares como por exemplo: a perda de sensibilidade corneana, aparecimento de opacidades corneanas, formação de catarata e desenvolvimento de glaucoma.
Além disso, um outro aspecto que deve ser cuidadosamente observado é em relação a data de validade, local e temperatura de armazenamento, tempo de descarte após aberto e contaminação. Estes aspectos devem ser observados seguindo-se rigidamente as orientações do fabricante, para que fique assegurada a eficácia do medicamento.
Um alerta importante é que em algumas situações os pacientes que fazem uso de colírios sem indicação médica, podem ter o seu quadro ocular piorado ou causar lesões irreversíveis aos olhos.
Deve-se sempre lembrar de que o uso seguro e correto de colírios, é sempre acompanhado de orientação médica oftalmológica , no qual faz o diagnostico correto e a indicação da melhor forma de tratamento.

Dr. Francisco Eugênio Campiolo
Médico Oftalmologista


Outros Artigos

1 2 Próxima

Rua Professor João Cândido, 1465 - Centro - Londrina - Pr - CEP 86010-001
Fone/Fax: (43) 3375 5300
Clickweb Agência Digital